quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Informática e Educação Matemática

Após a leitura do texto informática e educação matemática postado no blog http://iaematema.blogspot.com/ reforça a visão que´sempre tive em relação as novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem, há sempre muita rejeição no novo, a inicialização de novos processos em qualquer área sempre há críticas, até o momento em que o novo é aceito e entendido a ponto de fazer parte do cotidiano de quem inicialmente o rejeitou ou seja por falta de conhecimento ou por falta de recursos, é muito bonito falar em informática nas escolas, informatização, redes sociais no processo de aprendizagem, mas a realidade hoje é bem diferente a meu ver, em muitas escolas tem disponibilização de computadores e acesso a rede, porém os profissionais da educação não estão preparados para inserir os alunos neste meio, por pura falta de preparo, vejo até mesmo pela minha formação, tivemos informática na graduação onde simplismente nos foi apresentados alguns programas que podem auxilar em determinados conteúdos, no nosso laboratório existiam os programas mas quase nunca funcionava nas aulas, os trabalhos passados como prova para casa, se alguém que não tivesse computador em casa, não conseguia fazer, porque os programas não podiam ser baixados nos computadores da biblioteca,  e por conta dos vírus não podia abrir em outros computadores, enfim dificuldades vividas por mim, na época universitária onde supostamente todos pagavam para estudar, tinha esse tipo de dificuldade, imagina nas escolas públicas, muita das vezes elas vêem os softwares nas escolas mas não tem a disponibilidade de acesso e construção de conhecimento em casa, isso tudo deve ser levado em conta pelos professores de hoje, a realidade da escola e de cada aluno individualmente devem ser avaliados, e o conhecimento de vários programas diferentes na íntegra, faz com que o professor prenda a atenção do aluno, e assim, a aprendizagem pode ocorrer de maneira mais rápida ,o que teoricamente era impossível, visualmente se torna atraente, hoje em dia o papel da escola mudou como o próprio texto nos diz e nada mais adequado de que nós professores estajamos preparados e sempre em busca de conhecimento, eu não aprendi na graduação, mas inicialmente já estou tendo uma outra visão do assunto na pós, o objetivo é não desistir, ver a aprendizagem de um aluno é a recompensa de tantos esforços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário